sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Namoro Cristão




Namoro Cristão: 1º Passo
EM PRIMEIRO LUGAR, VOCÊ DECIDE SERVIR A DEUS.
Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.” Rute 1:15-16
Pode parecer estranho começar dessa forma, mas vemos que na história de Rute tudo começa no momento em que ela decide servir a Deus. Ela não ficou se lamentando e procurando um novo marido apenas, mas sim foi fiel a sua sogra e a Deus (então para de ficar visitando igreja ou então ficar indo pro culto só pra ver possíveis pretendentes e sirva a Deus de todo o seu coração!).

 Namoro Cristão: 2º Passo

DEUS VAI PREPARAR TUDO, ELE JÁ TEM TUDO PLANEJADO.
”Ela se foi, chegou ao campo e apanhava após os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o qual era da família de Elimeleque.” Rute 2:3

Neste versículo vemos que “por casualidade” Rute entrou na parte que pertencia a Boaz. Eu vejo aí uma “cristocidência”, porque foi a partir daí que os dois se conheceram.

Namoro Cristão: 3º Passo
SER UMA PESSOA COM UMA BOA FAMA É IMPORTANTE.
Então, ela, inclinando-se, rosto em terra, lhe disse: Como é que me favoreces e fazes caso de mim, sendo eu estrangeira? Respondeu Boaz e lhe disse: Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste e vieste para um povo que dantes não conhecias.” Rute 2:10-11
Boaz busca referências, procura saber quem é Rute, e o que ouve lhe agrada, todos viam Rute muito bem, e sabiam que ela levava uma vida séria com Deus. Devemos tomar isto como exemplo e viver como cristãos verdadeiros, nosso testemunho deve ser benção na vida de outros.


Namoro Cristão: 4º Passo
OUÇA O CONSELHO DOS SEU PAIS.
Disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de eu buscar-te um lar, para que sejas feliz? Ora, pois, não é Boaz, na companhia de cujas servas estiveste, um dos nossos parentes? Eis que esta noite alimpará a cevada na eira.” Rute 3:1-2
Vemos que Rute era submissa a Noemi, a tinha como mãe, e por diversas vezes a consultava para saber sua opinião. Quando conheceu Boaz, Rute logo falou com Noemi, que se agradou e abençoou, dando a Rute conselhos sobre o que fazer. A opinião e a benção dos pais é muito importante, seja submisso, honre-os.


 Namoro Cristão: 5º Passo
CUIDADO COM A PROXIMIDADE, CUIDADO PARA NÃO PASSAR DO PONTO!
Ficou-se, pois, deitada a seus pés até pela manhã e levantou-se antes que pudessem conhecer um ao outro; porque ele disse: Não se saiba que veio mulher à eira.” Rute 3:14
Nesse ponto da historia Rute vai até Boaz, para que ele se case com ela. No entanto, vemos um cuidado dos dois para que não pecassem, no versículo diz que Rute se levantou antes que eles pudessem conhecer um ao outro. Há também uma preocupação em ambos a respeito do que os outros vão pensar, eles se preocupavam em fazer tudo da maneira correta, respeitando um ao outro e principalmente a Deus (cuidado pra não ficar muito junto, a carne é fraca irmão!).

Namoro Cristão: 6º Passo
QUANDO É DE DEUS AS COISAS FLUEM NATURALMENTE, NADA PRECISA SER ESCONDIDO, TUDO SE ENCAIXA PERFEITAMENTE E COM ALEGRIA.
 ”Resolvi, pois, informar-te disso e dizer-te: compra-a na presença destes que estão sentados aqui e na de meu povo; se queres resgatá-la, resgata-a; se não, declara-mo para que eu o saiba, pois outro não há senão tu que a resgate, e eu, depois de ti. Respondeu ele: Eu a resgatarei. Disse, porém, Boaz: No dia em que tomares a terra da mão de Noemi, também a tomarás da mão de Rute, a moabita, já viúva, para suscitar o nome do esposo falecido, sobre a herança dele.” Rute 4:4-5
Boaz sabia que ele não era o parente mais próximo de Rute, havia um outro homem que era mais próximo que ele. Então, ele corretamente conversou com esse outro parente, deixando as coisas bem claras e corretas, não fez nada escondido ou encoberto, todos sabiam do que acontecia e que ele agia corretamente (se você se acha o espertinho, cuidado! Porque nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido (Lucas 12:2)).

Namoro Cristão: 7º Passo

CRENTE CASA LOGO!

“Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.”Rute 4:13

Não falo isso para você se precipitar e casar com o(a) primeiro(a) que aparecer, mas comece um namoro de maneira séria, pensando no futuro, sem essa de ficar de namoricos ou ficando com qualquer um, se valorize e espere em Deus!


Namoro Cristão: 8º Passo
UM NAMORO CRISTÃO NOS PADRÕES DE DEUS NÃO É UM CONTO DE FADAS, MAS OS FRUTOS SÃO MARAVILHOSOS.
As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.” Rute 4:17
Porque Rute decidiu ser fiel a Deus, seguir a sua vontade, ter um comportamento que honrasse ao Seu nome, Deus a abençoou, ela se casou e seu filho foi o pai de Davi, Rute foi avó do rei Davi e está na genealogia de Jesus! O que Deus tem para as nossas vidas é muito maior do que podemos pensar ou imaginar, agora cabe a nós obedecer e não estragar os planos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário