terça-feira, 12 de junho de 2012


O Que é Hipocrisia?

Hipocrisia! Esse parece ter sido o mal que mais provocou a ira de Jesus. Ele lidava bem com as incoerências humanas; fazia-se acompanhar dos que sabiam quem não eram; gostava da amizade deles; e ajudava-os com paciência a crescerem para ser quem ainda poderiam ser, caso descansassem na Graça de Deus. De fato, Jesus ensinou que o maior progresso vem do descanso, da confiança, e da paz que encontra amparo na misericórdia de Deus.

O problema básico do hipócrita é que ele não quer cura, e, muito menos, admitir que é doente. O hipócrita, portanto, é descrito de modo perfeito em Mateus 23. Veja que todas as ênfases de Jesus resumem-se há apenas algumas coisas: 1. Tentar parecer ser o que se não é. 2. Impor a aparência exterior como paradigma para os demais. 3. Viver da arrogância de clonar o ser do outro conforme a nossa própria e falsa aparência. 4. Privilegiar as performances visíveis aos olhos, detendo a verdade que existe no ser. 5. Usar o poder da religião, ou da moral, ou da ética, ou das etiquetas, como instrumento de poder e opressão sobre os que procuram ajuda. 6. Oferecer-se como representante de Deus entre os homens.

Todo hipócrita é inseguro. O que habita a hipocrisia é a insegurança que se transformou em maldade. Quanto ao mais, Jesus no ensinou o caminho da cura para hipocrisia. Leia: Vós, porém, não queirais ser chamados de Mestre; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos. E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo. Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo.

Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado. Esta é a Palavra que cura a hipocrisia. Nela está a nossa libertação. Cristo não tem máscaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário