terça-feira, 12 de junho de 2012


juízes 9:8-15

há na bíblia uma parábola muito interessante acerca do que acontece quando nos omitimos em assumir posições de liderança. a parábola nos conta a história de que em uma época determinada algumas árvores precisavam escolher um rei, um líder. as árvores então perguntaram à oliveira, à figueira e à videira se qualquer delas queria ser ungida como rei, como líder, mas nenhuma delas o quis. nenhuma quis deixar sua vida confortável e cômoda para se dedicar às outras árvores. a oliveira não quis deixar o seu azeite que tanto alegrava a Deus e aos homens para labutar pelas outras árvores. já a figueira, do mesmo modo, não quis deixar a doçura dos seus frutos para labutar sobre as árvores. também não foi diferente com a videira, que não quis deixar o seu mosto, que tanto alegra a Deus e aos homens, para labutar sobre as árvores. sem alternativa, as árvores então perguntaram ao espinheiro se queria reinar sobre todas elas, ao que respondeu que se fosse rei sobre elas, então que se sujeitassem a ele.

esta parábola tem muita relação com o nosso tempo atual. vivemos em um momento em que as árvores escolherão muito em breve líderes para reinar sobre elas. é certo que Deus quer que as árvores frondosas e frutíferas reinem sobre as demais, e não os espinheiros. as árvores frutíferas mencionadas na parábola são alegorias da presença de Deus: o azeite é símbolo do Espírito Santo, o vinho é símbolo do sangue de Jesus, e a figueira está sempre relacionada com a história de Israel, o povo escolhido de Deus. os cargos de liderança são para serem ocupados por árvores frutíferas, por pessoas que têm o selo do Espírito Santo, são redimidas pelo sangue e escolhidos como povo de Deus. 
se as árvores frutíferas não ocuparem os altos postos, terão que se submeter ao espinheiro (homens maus).

que neste momento que se aproxima, peçamos a sabedoria de Deus para ungirmos nossos líderes de acordo com a vontade dEle. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário