terça-feira, 21 de agosto de 2012


E como saber quais dons você tem? 
Resposta: para saber você deve buscar ao SENHOR, e pedir pra Ele mostrar os teus dons. A bíblia diz que o Espírito Santo nos dá dons através da vontade Dele! 
Leia meus dois estudos sobre dons espirituais, e tente entender, caso não entendeu ainda, me procure na ask de novo, k

—————————————-
ESTUDO PARTE1: DONS ESPIRITUAIS.
Muita gente tem dúvidas, bastante aliás, sobre os dons espirituais, que na verdade pra que não sabe, é diferente de talento. 
  • O que são Dons Espirituais?
São habilidades especiais concedidas pelo Espírito Santo a cada crente, segundo a graça de Deus, para serem usadas na edificação mútua visando o bem comum do corpo de Cristo.
  • Os Dons Espirituais são para todos?
Sim, são para todos. Cada um de nós que fazemos parte do Corpo de Cristo, a Igreja, possui pelo menos um dom espiritual. Deus espera que cada salvo produza frutos para Ele e, certamente, nos capacitou para este fim. Deus não nos pediria para fazer algo que não pudéssemos fazer. Ele não faz acepção de pessoas, a Bíblia diz em“Romanos 2:11 Porque para com Deus, não há acepção de pessoas.”, Ele não capacitou somente alguns e deixou outros sem dons. Portanto, os dons são para todos! Os dons são dados pelo Espírito Santo “Coríntios 12:11 Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”
Os nossos dons espirituais, ainda que sejam diferentes uns dos outros, são todos úteis para que juntos possamos trabalhar para servir a Deus e uns aos outros. A Bíblia diz em Romanos 12:4-5 “Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.” Os dons espirituais vêm de Deus com um fim especial. A Bíblia diz em 1 Coríntios 12:4-6 “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.” 
Quais são alguns dos dons espirituais? A Bíblia diz em 1 Coríntios 12:8-11 “Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.” A Bíblia diz em Efésios 4:11-13 “E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.”
Ou seja, todos nós temos dons diferentes, cada um tem um. Deus nos deu dons para que nós possamos ajudar, para que nós possamos crescer espiritualmente, para que a gente possa trabalhar na obra do Senhor. E dons juntos, digo, pessoas juntas com dons espirituais dados pelo Senhor, faz de nós membros de um só corpo, um corpo só em Cristo Jesus. Há várias diversidade de dons, mas todos cooperam para o bem, e todos cooperam para a obra do Senhor. 
  • Os dons dentro da Igreja
  1. Os líderes são um dom de Cristo para a igreja dele (Ef 4.11).
  2. - Apóstolos.
  3. - Profetas.
  4. - Evangelistas.
  5. - Pastores.
  6. - Mestres.
  • Considerações
  1. - Os dons são distribuídos pela vontade do Espírito Santo.
  2. - O dom é dado para proveito comum.
  3. - Não devemos ter ciúmes dos outros irmãos.
  4. - A cada um foi dado dons diferentes.
  5. - Os membros tem dons para exercer o trabalho de Cristo.
  • O fim dos dons (Ef 4.12-14)
  1. - O aperfeiçoamento dos santos.
  2. - Para a obra do ministério.
  3. - Para edificação do corpo de Cristo.
  4. - Para chegar a unidade da fé.
  5. - Para chegar ao conhecimento do filho de Deus.
  6. - Para chegar à estatura de varão perfeito.
Cada um de nós que fazemos parte do Corpo de Cristo, a Igreja, possui pelo menos um dom espiritual. Deus espera que cada salvo produza frutos para Ele e, certamente, nos capacitou para este fim. Deus não nos pediria para fazer algo que não pudéssemos fazer.
Mas ai você me pergunta, mas os dons que ganhamos, pode ser tirados? Eu te respondo: Sim, podem. Vejamos o porque.
  • Os dons de Deus podem ser tirados?
Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. Porém, quando o crente está em pecado ou em rebeldia, ele não conseguirá desenvolver o seu dom. Ele pode continuar fazendo tudo na obra, menos usar com eficácia o poder de Deus. O dom sem unção é apenas uma habilidade que não produz vida. Os dons de Deus são reconhecidos em nós por nossos irmãos, que são edificados através deles. Ninguém vai ser edificado apenas por habilidades.
Ou seja, se você estiver em pecado, se você não estiver com coração e vida limpa, seus dons podem ser tirados por certo tempo, ou até pra sempre.
  • Como o dom espiritual afeta o portador?
O exercício do dom traz alegria e satisfação, e ele se sente liberto e seguro em ser ele mesmo (auto-aceitação). Ou seja, ter um dom é uma tremenda alegria, e satisfação, é se sentir seguro aceitando que Deus trabalhou na nossas vidas e nos deu a honra de termos dons para fazer a obra dEle.
Talvez você não saiba como saber qual seu dom, as vezes você fica: Eu queria saber meu dom. Vou lhe explicar, mais ou menos o que se deve fazer.
  • Como descobrir meu dom espiritual?
Podemos descobrir nossos dons mediante certas evidências:
  1. - Nossa motivação básica. O dom está ligado diretamente a uma motivação depois da conversão. Revela-se no que realmente gostamos de fazer. Nessa atividade nos sentimos felizes e realizados.
  2. - O dom também está realizado no que realizamos por completo, o que fazemos até o fim sem esmorecer. Em situação favorável a tarefa será cumprida.
Vocês que estão lendo, quero que saibam que ter o dons espirituais é uma benção, todos nós temos que buscar ter dons, temos que pedir dons ao Senhor. Se você ainda não tem, busque, clame, Deus vai te conceder. 
E desde já, já no acabamento deste estudo, quero deixar claro que dons espirituais, é diferente de talento. Talento é algo que você “já nasce” com ele sabe? É você ter certa habilidade com aquilo, já dons espirituais, ganhamos conforme vamos merecendo.
  •  Como diferenciar Dom espiritual de talentos naturais?
No dom espiritual sentimos a ação do Espírito Santo. Sentimos, ao realizar aquilo que é dom, que as forças não são nossas e por isso não nos enfadamos ou desanimamos; percebemos que é Deus quem está agindo e que nada poderíamos fazer sem Ele.
Que você possa ter aprendido com este estudo, que o Senhor te abençoe, e não canse de ter sede pra querer dons.

———————————-
ESTUDO PARTE2: DONS ESPIRITUAIS.
Dons espirituais 2.
O meu outro estudo, que você pode encontrar aqui, fala sobre o que são os dons espirituais, os dons espirituais são para todos, qual um dos dons, a importância deles, entre várias outras coisas. Nesse, vou explicar mais ou menos cada um deles. Vamos la?
                 OS DONS ESPIRITUAIS.
Em 1 Coríntios 12:8-10, o apóstolo Paulo apresenta uma diversidade de dons que o Espírito Santo concede aos crentes. Nesta passagem, ele não descreve as características desses dons, mas noutros trechos das Escrituras temos ensino sobre os mesmos. 
1 Coríntios 12:8-11 “Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.
Dom da Palavra da Sabedoria. Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo. Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de Deus ou a sabedoria do Espírito Santo a uma situação ou problema específico. Não se trata aqui da sabedoria comum de Deus, para o viver diário, que se obtém pelo diligente estudo e meditação nas coisas de Deus e na sua Palavra, e pela oração.
Dom da Palavra do Conhecimento. Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo Espírito Santo, revelando conhecimento a respeito de pessoas, de circunstâncias, ou de verdades bíblicas. Freqüentemente, este dom tem estreito relacionamento com o de profecia.
Dom da Fé. Não se trata da fé para salvação, mas de uma fé sobrenatural especial, comunicada pelo Espírito Santo, capacitando o crente a crer em Deus para a realização de coisas extraordinárias e milagrosas. É a fé que remove montanhas e que freqüentemente opera em conjunto com outras manifestações do Espírito, tais como as curas e os milagres.
Dons de Curas. Esses dons são concedidos à igreja para a restauração da saúde física, por meios divinos e sobrenaturais. O plural (“dons”) indica curas de diferentes enfermidades e sugere que cada ato de cura vem de um dom especial de Deus. Os dons de curas não são concedidos a todos os membros do corpo de Cristo, todavia, todos eles podem orar pelos enfermos. Havendo fé, os enfermos serão curados.
Dom de Operação de Milagres. Trata-se de atos sobrenaturais de poder, que intervêm nas leis da natureza. Incluem atos divinos em que se manifesta o reino de Deus contra Satanás e os espíritos malignos.
Dom de Profecia. É preciso distinguir a profecia aqui mencionada, como manifestação momentânea do Espírito da profecia como dom ministerial na igreja, mencionado em Ef 4.11. Como dom de ministério, a profecia é concedida a apenas alguns crentes, os quais servem na igreja como ministros profetas. Como manifestação do Espírito, a profecia está potencialmente disponível a todo cristão cheio dEle. Quanto à profecia, como manifestação do Espírito, observe o seguinte:  
  • Trata-se de um dom que capacita o crente a transmitir uma palavra ou revelação diretamente de Deus, sob o impulso do Espírito Santo. Aqui, não se trata da entrega de sermão previamente preparado.
  • Tanto no AT, como no NT, profetizar não é primariamente predizer o futuro, mas proclamar a vontade de Deus e exortar e levar o seu povo à retidão, à fidelidade e à paciência. 
  • A mensagem profética pode desmascarar a condição do coração de uma pessoa, ou prover edificação, exortação, consolo, advertência e julgamento. 
  • A igreja não deve ter como infalível toda profecia deste tipo, porque muitos falsos profetas estarão na igreja. Daí, toda profecia deve ser julgada quanto à sua autenticidade e conteúdo. Ela deverá enquadrar-se na Palavra de Deus, contribuir para a santidade de vida dos ouvintes e ser transmitida por alguém que de fato vive submisso e obediente a Cristo.
  • O dom de profecia manifesta-se segundo a vontade de Deus e não a do homem. Não há no NT um só texto mostrando que a igreja de então buscava revelação ou orientação através dos profetas. A mensagem profética ocorria na igreja somente quando Deus tomava o profeta para isso.
Dom de Discernimento de Espíritos. Trata-se de uma dotação especial dada pelo Espírito, para o portador do dom discernir e julgar corretamente as profecias e distinguir se uma mensagem provém do Espírito Santo ou não. No fim dos tempos, quando os falsos mestres e a distorção do cristianismo bíblico aumentarão muito, esse dom espiritual será extremamente importante para a igreja.
  • Dom de Variedades de Línguas. No tocante às “línguas” como manifestação sobrenatural do Espírito, notemos os seguintes fatos: Essas línguas podem ser humanas e vivas, ou uma língua desconhecida na terra, “línguas… dos anjos”. A língua falada através deste dom não é aprendida, e quase sempre não é entendida, tanto por quem fala, como pelos ouvintes.
  • O falar noutras línguas como dom abrange o espírito do homem e o Espírito de Deus, que entrando em mútua comunhão, faculta ao crente a comunicação direta com Deus, expressando-se através do espírito mais do que da mente e orando por si mesmo ou pelo próximo sob a influência direta do Espírito Santo, à parte da atividade da mente.
  • Línguas estranhas faladas no culto devem ser seguidas de sua interpretação, também pelo Espírito, para que a congregação conheça o conteúdo e o significado da mensagem. Ela pode conter revelação, advertência, profecia ou ensino para a igreja. 
Interpretação de Línguas. Trata-se da capacidade concedida pelo Espírito Santo, para o portador deste dom compreender e transmitir o significado de uma mensagem dada em línguas. Tal mensagem interpretada para a igreja reunida, pode conter ensino sobre a adoração e a oração, ou pode ser uma profecia. Toda a congregação pode assim desfrutar dessa revelação vinda do Espírito Santo. A interpretação de uma mensagem em línguas pode ser um meio de edificação da congregação inteira, pois toda ela recebe a mensagem. A interpretação pode vir através de quem deu a mensagem em línguas, ou de outra pessoa. Quem fala em línguas deve orar para que possa interpretá-las.
Bom, essa é mais ou menos uma explicação sobre cada um deles. Que o Senhor te abençoe e seja cheia do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário