terça-feira, 4 de março de 2014

É pecado ler romances?

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8.
"Satanás sabe que a mente é afetada em alto grau por aquilo de que se alimenta. Ele está tentando induzir tanto os jovens como os adultos a ler romances, contos e literatura semelhante. Os leitores de tais textos se tornam incapazes para os deveres que se acham diante deles. Vivem uma vida irreal e não sentem desejo de buscar as Escrituras, para alimentar-se do maná espiritual. A mente que precisa se fortalecer é enfraquecida, e perde a capacidade de estudar as grandes verdades relacionadas com a missão e obra de Cristo — verdades que fortificariam a mente, despertariam a imaginação e criariam um forte e fervoroso desejo de vencer como Cristo venceu. Se fosse possível eliminar grande parte dos livros publicados, seria detida uma praga que está realizando uma obra terrível sobre a mente e o coração. Romances, contos banais e excitantes, e até mesmo os livros chamados de novelas religiosas — obras nas quais o autor incorpora à história uma lição moral — são uma desgraça para os leitores. Sentimentos religiosos podem estar entremeados em todo o livro de histórias, mas, na maioria dos casos, Satanás está apenas revestido das roupagens angélicas, as mais eficazes para enganar e seduzir. Ninguém está tão firme nos princípios corretos, ninguém está tão protegido da tentação, que esteja seguro lendo essas histórias.
Os leitores de ficção estão entregando-se a um mal que destrói a espiritualidade, ocultando a beleza da Página Sagrada. Isso cria uma agitação nociva, exalta a imaginação, incapacita a mente para a utilidade, afasta a pessoa da oração e a desqualifica para qualquer exercício espiritual.
Deus dotou muitos de nossos jovens com aptidões superiores; mas com muita freqüência eles têm enfraquecido sua capacidade, perturbado e debilitado a mente, de modo que por anos não têm crescido na graça ou no conhecimento das razões de nossa fé, por causa de sua escolha insensata de leitura. Aqueles que estão aguardando a breve volta de Jesus, esperando aquela maravilhosa transformação, quando “isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade” (1 Coríntios 15:54), devem, neste tempo de graça, permanecer num plano mais elevado de ação.
Meu querido amigo jovem, pergunte à sua própria experiência quanto à influência de histórias excitantes. Você pode, depois de tal leitura, abrir a Bíblia e ler com interesse as palavras de vida? Não vai achar o Livro de Deus desinteressante? O encantamento daquela história de amor domina a mente, destruindo a imaginação saudável, e tornando-lhe impossível fixar a atenção nas verdades importantes e solenes que dizem respeito ao seu bem-estar eterno.
Decididamente, abandone toda leitura inútil. Isso não fortalecerá sua espiritualidade, mas introduzirá na mente sentimentos que pervertem a imaginação, levando-o a pensar menos em Jesus e a demorar-se menos em Suas preciosas lições. Mantenha a mente livre de tudo que poderia conduzi-la a uma direção errada. Não a sobrecarregue com histórias inúteis, que não transmitem força às faculdades mentais. Os pensamentos vão corresponder ao alimento provido para a mente.” Mensagens ao Jovens.
Cristo seja contigo! ^^

10 comentários:

  1. Mas ler livros de magia, como Harry Potter, vc sabe se é pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, livros como harry potter estão relacionados a bruxaria,então sim, é pecado

      Excluir
  2. No meu caso, eu não acredito em nada do livro, mas eu gosto de ler como uma influência para a mente pura, que não sabe a diferença entre o bem e o mal.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é RIDÍCULO!!! Completamente ridículo. A pessoa que escreveu isso é uma ignorante, fundamentalista, retrógrada. Eu SOU CRISTÃO! Eu amo a Deus, amo a Jesus, e também amo ler romances. Eu garanto que esses romances NUNCA atrapalharam a minha vida espiritual em nada. Em absolutamente nada. O Deus que eu amo, o Deus que eu acredito, o Deus que eu quero pra minha vida definitivamente não é esse Deus intolerante que você acredita. Amo a Deus, sempre amei, mas não frequento nenhuma igreja justamente por causa desse fundamentalismo ridículo!!!

    ResponderExcluir
  4. gostaria de tirar uma duvida com você, acaso teria um e-mail para contato?

    ResponderExcluir
  5. é triste saber isso de ti. que Deus o ajude

    ResponderExcluir
  6. Acredito que isso vai dá consciência de cada um que possui o espírito santo, se você ler e se sentir incomodada então é bom não ler pois é o espírito santo que está te mostrando para não fazê-lo, mas se sua consciência não acusar, então tudo bem.

    ResponderExcluir
  7. Bem, eu leio e escrevo romance sou cristã e nem por isso perco a sede de buscar a palavra do senhor... 🤔🤔

    ResponderExcluir
  8. Que texto maravilhoso!!! Tudo o que ele este escritor(a) escreveu é verdade. Eu amo ler livros, passo grande parte do meu tempo livre lendo e quando vou ler a bíblia, acontece de as vezes sentir certo desinteresse. Eu realmente agradeço por este texto, ele me ajudou a esclarecer minha dúvida. Um grande abraço para quem escreveu... Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Olá, é pecado ver manga manhwa manhua, por favor me responde!

    ResponderExcluir