terça-feira, 22 de janeiro de 2013

 

Pai, a Ti o meu viver entrego, sinceramente eu te peço: Vem ser comigo, meu Senhor. Tentei ser forte, mas eu já falhei , mil vezes já me perguntei: Por quê? Se tudo é tão frio, se o sol já fugiu e eu não consigo mais cantar , vem acalma o meu coração . Eu hoje escolhi louvar teu nome , pois eu sei o Deus que Tu és , ainda está escuro, mas eu sigo pela fé ,eu hoje escolhi louvar Teu nome , porque esse é Teu querer , o Teu amor é vida, dessa vida eu quero ter! Pai, o medo às vezes é cortante. Vem visitar-me a todo instante ,bem junto a ti eu quero estar, Meu Pai, talvez não saiba nem pedir, mas vem com Teu amor ouvir o meu clamor .
( Escolhi louvar Teu nome - Fernando Iglesias )

Esperar em Deus é algo tão confortador. Por que pode demorar o tempo que for, sabemos que ali, nos braços do Pai, Ele nos deixa confiantes, de que alguém guardado no coração dEle, foi feito para nós. Porém, em certos momentos, nos deixamos levar pela preocupação, pela pressa e pela dúvida,  e esquecemos que os planos de Deus são maiores que os nossos. Vai valer a pena esperar em Deus, vai valer a pena confiar nos planos dEle para nós. Não deixe que a pressa, a dúvida, as vontades mundanas, te cegue e te impeça de ver que Deus só quer o melhor para você. Que Ele não quer você, príncipe ou princesa chorando, triste. Filhos de Deus, nasceram para sorrir, ser feliz. Um relacionamento que foi construído com base Deus, será para sempre. Mas antes de tudo, coloque-se diante do Pai, ajoelhe-se.
Ore. Confie. Espere.
07 : Como usar a Bíblia?
Conheci um jovem mergulhado nas drogas e com a vida toda comprometida pelo mal. “Misteriosamente”, surgiu em seu coração o desejo de ler a Bíblia. A princípio, era algo quase impossível para ele, mas, por causa de sua insistência, começou lentamente a gostar do conteúdo dos evangelhos.  A figura de Jesus o emocionava muito e, em sua mente, formavam-se quadros mentais com as cenas da vida de Cristo. Cada cena imaginada, em profunda meditação, lhe permitia experimentar “pessoalmente” os episódios vividos por Jesus. Então, num dado momento, aquele jovem  percebeu que já não tinha mais vontade de usar drogas. Sentia-se tão amado por Jesus que não podia mais viver sem Sua presença.
Algumas pessoas entram em contato com a Bíblia e sofrem mudanças profundas e definitivas, ao passo que outras afirmam friamente nada ter acontecido. Qual a explicação para isso?
Tenho observado que existe uma grande diferença entre “ler a Bíblia” e “entrar em contato com a mente de Deus”.
Ler a Bíblia pode ser algo casual, descomprometido, sem continuidade, feito apenas por curiosidade e sem a profundidade necessária. Assim, o leitor nunca se deparará com o autor da “Palavra” e sua leitura será árida e sem sabor. Contudo, no caso de um leitor sincero, o estudo da Bíblia oferecerá uma visão ampla do caráter de Deus e o desejo de conhecê-Lo mais.
Quando você usa o Texto Sagrado com a devida compreensão de que é Deus quem está falando diretamente com você, o contato com a Bíblia ganha um novo sabor. É necessário ultrapassar a barreira do texto a fim de entrar em contato com o que Deus está realmente dizendo para você. O importante é conhecer os Seus sonhos, sentimentos e convites amoráveis. Assim, a Bíblia deixa de ser simplesmente Bíblia (coleção de livros inspirados) e passa a ser a Palavra de Deus para a sua vida.

Como posso alcançar esse tipo de experiência com Deus?
Não há duvida de que o principal veículo para ouvir a voz de Deus é a Bíblia. Quando leio a Palavra, o Espírito Santo fala ao meu coração e revela-me a Sua vontade. Depois de orar e cantar, abro as Escrituras para receber a voz de Jesus (Apocalipse 1:3, João 17:17, Romanos 10:17). Cristo deseja que eu aprenda a confiar inteiramente nEle, tornando-me manso e humilde. Isso me ajudará a encarar as grandes dificuldades da vida com coragem e perseverança, mantendo-me sempre no Caminho (Mateus 11:28-30, Hebreus 10:38, Mateus 10:38, João 15:7,10,17).

Quais são as principais funções da Bíblia?
“Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece ternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada”
Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. (1 Pedro 1:23-25)
Leia também outros textos que falam sobre as funções da Bíblia: João 5:39-40; Romanos 15:4; 2Timóteo 3:16. O sonho de Deus consiste em regenerar-nos, com o objetivo de restabelecer nosso relacionamento perfeito com Ele.
Exercícios especiais para desenvolver a intimidade com a Bíblia:
1. Observe o contexto: O assunto do capítulo, o tema central do texto, quais são os personagens e a natureza da mensagem:  correção,  ensino, alerta ou promessa
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (2 Timóteo 3:16)
2. Procure pérolas, ou seja, pensamentos e promessas especiais para sua vida e registre-as em sua agenda .
Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, (Provérbios 2:4)
3. Escolha uma história bíblica e entre na cena como um personagem. Sinta o ambiente, o cheiro, as cores, os detalhes e interaja com as pessoas. Veja as dicas de Max Lucado: ”Vamos seguir as pegadas de Suas sandálias. Vamos nos sentar no chão duro e frio da gruta onde Ele nasceu. Vamos sentir o cheiro de serragem de Sua carpintaria. Vamos ouvir Suas sandálias golpeando o chão duro das trilhas da Galileia. Vamos suspirar ao tocar as feridas curadas do leproso. Vamos sorrir ao ver Sua compaixão para com a mulher junto ao poço. Vamos deixar que nossa voz se eleve com os louvores da multidão. Vamos tentar vê-Lo”;
4. Relacione textos que falam sobre o mesmo assunto, formando uma cadeia. Observe o que ensinam e como se complementam .
Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali. (Isaías 28:10)
5. Ao final de cada meditação, ofereça um presente a Deus, baseado no seu relacionamento pessoal com Ele. Exemplos: seu coração, alguma renúncia, uma entrega, uma oferta…;
6. Identifique textos bíblicos que são respostas e formule as perguntas equivalentes. Forme um catálogo de respostas para a sua vida e para ajudar outras pessoas;
7. Escolha temas para a sua investigação bíblica.
A Bíblia é formada por histórias, poesias, cartas e profecias. Tudo isso são recursos divinos para revelar o amor de Deus por nós e ajuda-nos a termos melhor qualidade de vida. Sua função original é a de transformação de corações, e isso ocorre por meio da comunicação com Deus que ela proporciona. Quando há boa disposição, sinceridade, compromisso, decisão, oração e busca, as Escrituras Sagradas podem cumprir seu objetivo de salvação. Faça sua experiência pessoal com a Bíblia e desfrute de seus maravilhosos benefícios.
Algumas dicas para manter o coração na Palavra:
1. Agenda de intimidade com Deus – tenha uma agenda especial para registrar as mensagens de Deus para você e outros detalhes do seu relacionamento com Ele.
2. Memorize textos bíblicos – na maioria dos casos, acabamos decorando textos bíblicos de forma natural, quando meditamos neles.
3. Use a Bíblia para conversar com Deus - quando você lê a Bíblia, é Deus quem está falando e quando você fala Ele pode ouvir. Assim, você conversa com o Criador, ouvindo e falando com Ele.
4. Sempre que estiver sozinho, converse com Jesus em voz alta e repita texto das Escrituras Sagradas. E quando estiver com alguém, e tiver a oportunidade, conte sobre sua experiência com a Bíblia.
Vantagens científicas da meditação
Milhões de pessoas começam o dia orando e meditando e sentem que isso faz bem ao cérebro. Parece que quando nos levantamos e imediatamente iniciamos nossa correria, sem dirigirmos a mente a Deus, o dia não é tão agradável.
Segundo a Revista Scientific American, acontecem coisas muito especiais em nossa mente durante o momento da meditação. Ele aquieta regiões normalmente vigilantes; aguça os centros pensantes; promove sensação de centramento, calma e lucidez que permanecerá ao longo de todo o dia (“24 Horas na vida do seu cérebro”, Scientific American Brasil, páginas, 43-44).
Observe o que a ciência tem a nos dizer sobre a meditação: “Os estudos de imagens cerebrais mostram que a prática da meditação pode, a longo prazo, alterar a estrutura do cérebro, espessando o córtex, mudando o tipo e o ritmo das ondas cerebrais e apurando nossa capacidade de concentração. Meditar também reduz a ansiedade, a pressão sanguínea e o estresse (24 Horas na Vida do Seu Cérebro, Scientific American Brasil, páginas, 44)”.
É maravilhoso contemplarmos a ciência comprovando,  a eficácia daquilo que Jesus prescreveu para os seus seguidores: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
Buscar o reino de Deus envolve emprenhar-se na prática da meditação, de preferência na  primeira hora de cada dia e com a Bíblia na mão. Assim, a mente recebe fortalecimento emocional, espiritual e físico. A ansiedade é controlada e adquire-se força e vigor.
O fortalecimento das faculdades emocionais depende, em grande parte, da harmonia com o Criador. Além de todos os benefícios, existe um que se destaca. Trata-se da correção do senso de valor próprio, que acontece naturalmente no processo da meditação.
Como você pôde perceber, meditar em Deus é algo vital para o homem. Deus criou o ser humano para relacionar-se com Ele e a meditação é a melhor oportunidade para garantir essa oportunidade.
Finalmente, Deus tem um apelo para nós hoje:  “Os meus olhos antecipam-se às vigílias noturnas, para que eu medite nas tuas palavras” (Salmo 119:148).”Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus” (João 3:21). ”Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar” (Tiago 1:22 a 25). “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6:17). Ouça a voz de Deus, leia a Bíblia e pratique os seus ensinos.
As palavras de algumas pessoas tem marcado muito sua vida não é mesmo? Há pessoas que te julgam de uma forma, sem saber que o que se passa dentro desse coração dói a cada dia mais . Tem pessoas que não sabem conhecer além da aparência e muitas vezes julgam alguém ,sendo que aquele alguém é uma pessoa maravilhosa . Vale mais o que está dentro de nós, o nosso carater do que o que está por fora, por que o carater nós levamos na caminhada inteira mas o que está do lado de fora, vai envelhecendo com o tempo. Então, se muitos te julgam sem ao menos te conhecer , tente por favor de verdade não se importar. Eu já me importei muito com isso, já me machuquei demais ,quando eu era criança eu pensava em fazer besteira algumas vezes por conta disso, mas hoje eu vejo que Deus me salvou e tem me salvado a cada dia que se passa, e vejo que não vale a pena me magoar com essas palavras ,mesmo que elas doam e fiquem marcadas , por que Deus vem de um jeito especial e diz : Filho (a) eu estou contigo, eu conheço seu coração, não se importe com os julgamentos das pessoas , eu te amo assim como você é ! ,então acredite nas palavras que o Senhor tem te falado ,e dê uma chance pra você de ser feliz sem se importar com os julgamentos de outras pessoas.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

7 dicas para um namoro bem-sucedido
Namoro é um assunto que nunca está fora da moda, principalmente entre os jovens e adolescentes, apesar das inovações que surgiram no campo dos relacionamentos afetivos, como por exemplo, o famoso termo “ficar”, que aponta para um envolvimento muito curto e sem qualquer tipo de sentimento sincero, no qual a única coisa que importa é saciar uma necessidade física.
Bem, a Bíblia traz à luz as questões sobre casamento, pois o matrimônio é o plano de Deus para homem (humanidade), visto que o desejo de Deus é formar famílias. Sendo assim, a bíblia não aborda o assunto namoro, porque nesse caso, ou melhor, nessa fase, ainda é o “cada um por si”, diferente do casamento onde os dois se tornam um Ef 5:31. Enquanto isso não acontece as orientações bíblicas dizem respeito ao seu comportamento e se você proceder da maneira que a Palavra te orienta, consequentemente você levará isso para o seu namoro e assim poderá ter um autêntico namoro cristão.
1) Antes de começar a namorar comece a orar (NamOrar) Oração é falar com Deus, é ter comunhão com Ele. É o momento em que você pede as orientações de Deus para a sua vida, sendo assim, para que você tenha uma direção de Deus para começar um namoro é necessário essa conversa, pois Deus só dá algo quando você pede à Ele Jo 14:13-14 ; Jo 15:7.
Para que sua oração seja eficaz é preciso que você ore em linha, de acordo, com o que está escrito na Palavra de Deus, pois orações respondidas são orações alinhadas com a vontade do Pai 1 Jo 5:14-15, dessa forma, se a Bíblia é a Palavra de Deus, significa dizer que aquilo que Deus disse representa a sua vontade para as nossas vidas.
A oração eficaz obedece a 3 princípios: Pedir em o nome de Jesus, permanecer em Jesus e não orar para que Deus faça algo que seja ilegal (Ex: Senhor, em nome de Jesus, acaba com o casamento do Beltrano e da Ciclana, para eu poder namorar com ele). Por mais absurdo que pareça, existem pessoas que fazem isso!
2) Na hora de escolher o seu/sua namorado(a), siga as orientações de Deus! Escolher meu namorado(a)? Deus não vai fazer isso por mim? A resposta para a primeira pergunta é SIM, e para a segunda pergunta a resposta é NÃO! Você quem escolhe, Deus não virá a terra e determinar com quem você deve namorar, Ele irá te orientar. Como? Através da sua Palavra. Observe na pessoa em que você está de olho, se ela tem uma vida baseada nos princípios bíblicos, veja como ele ou ela trata os seus pais, seus amigos, as pessoas que a cercam, observe quem são suas companhias, etc. Pegue tudo isso e transporte para a Palavra de Deus e então compare as suas atitudes com aquilo que o Senhor espera de nós, isso se chama seguir as orientações de Deus. Não estou dizendo que você deva achar alguém que seja perfeito, mas que pelo menos esteja cumprindo o mínimo daquilo que a Palavra de Deus nos orienta a fazer.
Deus também usa os nossos pais para nos orientar acerca disso através deles, então fique atentos aos conselhos dos seus pais, pois pode ser o próprio Deus falando através da boca deles. (Veja o exemplo de Esaú e Jacó – Gn 28:6-9). Sansão não obedeceu aos seus pais e você viu como a história acaba.
A orientação não anula a sua capacidade de escolha, por exemplo: Existem dois caminhos para chegar ao mesmo lugar, sendo que um caminho é cheio de buracos, perigoso, mais distante e com muitas dificuldades que tornaram a sua viagem mais longa e cansativa, correndo o risco de você nem conseguir chegar, já o outro caminho é bem cuidado, mais curto, seguro, com pouquíssimas dificuldades, nesse caso sua viagem será bem mais tranquila e rápida. Eu te orientaria a seguir o segundo caminho, mas a escolha é sua!
Lembre-se: Nós colhemos os frutos das nossas escolhas
3) Namore sempre visando o casamento Comece o seu namoro já pensando em casar! Quando eu começo a namorar sem nenhum tipo de perspectiva eu também não estabeleço nenhum tipo de compromisso. Quando você tem um objetivo, e nosso caso esse objetivo é o casamento, nós traçamos um “plano” para alcançá-lo. Da mesma forma, quando se tem um objetivo, você irá esperar o tempo que for necessário para chegar até ele e fará tudo da maneira correta para atingi-lo. Isso me lembra a história de Jacó e Labão. Jacó trabalhou 7 anos para Labão visando se casar com Raquel a quem ele amava, mas Labão o enganou e entregou Lia, sua filha mais velha, porém o objetivo de Jacó era se casar com Raquel, então ele trabalhou mais 7 anos para se casar com a mulher a qual amava. Que sacrifício você está disposto a fazer para ter um namoro bem-sucedido? Namore visando o casamento, mesmo que ele não venha a acontecer, mas quando você pratica isso você sempre estará cuidando deste relacionamento para que ele seja levado da melhor maneira.
4) Namoro não é casamento Namoro é o momento de conhecimento, mas não conhecer o corpo ou as intimidades um do outro. O namoro cumpre o propósito de revelar o caráter um do outro, é nesse momento em que você conhece o caráter da pessoa com quem você está se relacionando. As intimidades de um casal são atos exclusivos do casamento 1 Co 7:4.
O grande problema hoje é os namorados querem ter os benefícios do casamento sem participar dos compromissos de um casamento. É isso que acontece quando se quer levar uma vida de casado sem estar casado. Um “casal” de namorados não têm a estrutura para suportar os compromissos que envolvem um casamento, pois não estão casados.
5) Não brinquem com a carne Sempre esteja no lugar onde tenham outras pessoas por perto, evitem estarem sozinhos em um lugar, ainda que por pouco tempo; evitem beijos quentes, ardentes, pois o beijo na boca é o princípio do ato sexual (funciona como o ferro de passar roupa, liga em cima e esquenta em baixo); não façam carícias em locais que são considerados pontos erógenos, ou seja, que ativam a líbido, o desejo sexual.
A carne não se converte o pecado está condenada nela Rm 8:3, seus desejos carnais não desapareceram eles estão aí esperando uma fagulha para serem incendiados.
A Bíblia nos diz que se resistirmos ao Diabo ele fugirá de nós Tg 4:7, porém quando ela se refere as paixões da carne a ordem é: FUGIR! 2 Tm 2:22.
6) Não tenha medo de dizer não Saber dizer não te livrará de muito problemas. Sempre que você perceber que algo está desandando no namoro e para que isso não seja um desastre completo, seja necessário que você diga NÃO ao seu namorado (a), faça isso! Sem medo ou qualquer sentimento de culpa, lembra quando acima nós falamos que o namoro é uma fase de conhecimento de caráter? Então, dizer não é uma excelente oportunidade para se provar o caráter do outro e o seu também. Não ceda as chantagens emocionais, pois a emoção quase sempre contraria a razão.
7) Permita que Deus sempre esteja no meio do relacionamento Deus não faz o papel de opositor, Ele sempre será um ajudador, sendo assim, quando o Senhor faz parte do seu namoro, Ele irá te ajudar a ver, a perceber situações que nós não conseguiríamos enxergar por nós mesmos, tanto boas quanto ruins. Envolva Deus nesse processo, Ele é a melhor indicação de que tudo dará certo para sua vida. Entenda algo, o que determina o “sucesso” do seu namoro é como a sua vida está perante Deus, pois é ela que irá influenciar o seu relacionamento, seja positivamente ou negativamente.
Se você tem andado na prática da Palavra de Deus, isso se refletirá positivamente no seu namoro, se não, isso se refletirá de maneira negativa.
Sejam abençoados pela prática da Palavra Jo 13:17


Ele era construtor de casas, porém, por um mero acaso, jamais havia construído um único muro em toda a sua vida. E isto acabou acontecendo em sua própria casa.  Ele e seu vizinho  foram os primeiros a se mudar para aquele loteamento e, por anos, os  únicos moradores daquele lugar. Tornaram-se mais que vizinhos,  tornaram-se amigos. Não havia muro entre suas casas e as crianças  brincavam livremente, tanto nos dois quintais quanto nos campos ao redor (ah! como a vida era simples e boa naquela época). Porém, devido a uma discussão boba, ele decidiu que era hora de ter um pouco de privacidade e levantou aquele muro enorme. Agora, cada vez que olhava para aquela parede fria, tentava se convencer que  tinha sido melhor assim, mas, no fundo, jamais se acostumou com a nova “paisagem”. Tinha saudades, mas, as coisas nunca mais voltaram a ser como antes. Anos depois, seu filho se casou e construiu uma casa nos  fundos do quintal. No começo foi tudo bem, mas um dia ele brigou com sua nora e, mais uma vez, decidiu construir um muro, separando as duas  residências, “só para evitar novas brigas”. Por fim, acabou brigando  feio com sua esposa e resolveu separar-se dela, mas, como não tinha  aonde morar, decidiu dividir a sua casa em duas partes, mas, uma  terrível solidão invadiu a sua alma e ele caiu de cama. Sua esposa  cuidou dele com tanto amor que as barreiras entre os dois logo se  dissiparam. Então, ele mandou que retirassem as divisórias de dentro da  sua casa. Voltaram a ser um casal, mas, ele não sarou. Incentivado  pela esposa, pediu que a nora viesse visitá-lo, pediu desculpas à moça e mandou que derrubassem aquele muro que a mantinha à distância. Voltaram a ser uma família unida. Sua saúde melhorou um pouco, mas ele ainda continuava doente. Por fim, num esforço muito grande, com a ajuda da  esposa, do filho e da nora, ele colocou uma escada sobre o primeiro muro que havia construído em sua vida, chamou seu amigo, pediu-lhe perdão e, ambos, com a voz embargada de emoção, resolveram derrubar o muro e, em seu lugar, plantar uma cerca-viva bem baixinha, para que eles e seus netos pudessem transitar e brincar livremente, como seus filhos faziam no passado.Quando todos os muros foram derrubados, ele saiu da cama e voltou a viver.Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto…Efésios 2.13
“Como uma mãe consola seu filho, assim eu vos consolarei …” (Isaías 66:13)
Muitas vezes, quando as pessoas enfrentam desafios, e procuram conforto, cercando-se de coisas que são familiares. Pode ser trabalho, um esporte ou hobby, pode ser relacionamentos.Mas essas coisas são apenas temporárias,e elas só podem trazer conforto temporários.É verdade, conforto duradouro está disponível,e é encontrado somente em uma relação pessoal com Deus,o Pai,por nosso Senhor e Salvador,Jesus Cristo.De acordo com o dicionário,conforto significa dar força e esperança,para aliviar a dor ou problemas. Não importa que dificuldade você pode estar enfrentando hoje, Deus quer lhe trazer conforto. Como uma mãe cuida de seu filho, Ele deseja dar-lhe esperança, força e confiança. Tome a decisão de colocar Deus em primeiro lugar em cada área de sua vida.Deixe de lado aquelas coisas que você sabe que estão te segurando.Deixe que Ele seja o Senhor de tudo! Quando você se render a Sua graça,você será preenchido com a Sua paz e alegria.Você vai ter poderes para superar todos os obstáculos, e você vai viver em vitória todos os dias de sua vida.


“Espírito Santo ore por mim, leve pra Deus tudo aquilo que eu preciso. Espírito Santo use as palavras que eu necessito usar mas não consigo. Me ajude nas minhas fraquezas, não sei como devo pedir. Espírito Santo, vem interceder por mim. Todas as coisas cooperam pra o bem daqueles que amam a ti. Espírito Santo vem orar por mim. Estou clamando, estou pedindo, só Deus sabe a dor que estou sentindo. Meu coração está ferido, mas o meu clamor está subindo.”


Quem fica de joelho pra Deus fica de pé em qualquer situação.
 

Muitas pessoas pensam que a vida não veio com manual de instruções, onde as suas decisões são impulsivas e muitas vezes também se sentem perdidos, sem um real sentido para viver.

Assim como por exemplo um carro ou qualquer outro “produto” que exija instruções de manuseio, você recebe um manual de instruções; da mesma forma somos nós, o nosso Criador nos conhece por dentro e por fora, sabe que se tivermos algum problema Ele pode resolver ou se estamos tristes sabe nos dar alegria. Se algo não está bem na sua saúde, Ele tambem sabe o que é, pois Ele criou vc, cada detalhe do seu corpo, veias, músculos, tudo… Criado por Deus.

Provérbios 3 e Salmos 119 falam muito bem sobre a importância da Palavra de Deus ou seja o nosso “Manual de Instruções”, como também vários outros livros. Esse conjunto de 66 livros nos ensinam a amar a Deus, o seu Criador, sobre todas as coisas e a amar ao seu próximo como se fosse vc mesmo.

Quem é mais sábio do que Deus que criou a sabedoria?
Jesus veio para nos dar vida e vida com abundância e quando encontramos a Vida, nada mais essencial do que seguir o manual de instruções que veio com ela ;)

Encontre no manual de instruções ajuda, consolo, alegria, amor, gratidão…

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;
Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal.
Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.
Provérbios 3:5-8

Ter um amigo é tão bom, saber que ele veio do coração de Deus pra gente cuidar é melhor ainda. Como já diz em Eclesiastes 4:9-10 ”É melhor serem dois do que um, por que se um cair o outro ajuda a levantar o seu companheiro”. Deus nos manda anjos pra hospedarmos em nosso coração, pra que possamos cuidar com amor, carinho e ali naquela amizade espalhar pro mundo a palavra de um Deus que os uniu. Assim como sabemos que um amor é certo porque veio do coração do Pai, podemos saber assim da mesma forma com um amigo, uma amizade vinda do coração do Pai. Em Provérbios 17:17 temos uma prova disso, ”Em todo tempo ama o amigo, mas na angústia, na tristeza, nasce o irmão”. Deus é tão maravilhoso que coloca em nossa vida um amigo, que ao mesmo tempo é um irmão e que ao mesmo tempo é um anjo vindo dEle. Olha como a obra do Senhor é perfeita! Talvez você tenha um amigo ou uma amiga distante de você, que você brigou, chateou ou sei lá, talvez tenha ocorrido algo que abalou essa amizade, você pode sentir dor, mágoa, mas ainda sim, seus joelhos trabalharão toda noite, você ficará de joelhos pelo teu amigo, orando por ele, intercedendo por ele, pela vida daquele que na dor se faz um irmão. Em João 15:13, já diz que ”Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles.” , olhe que versículo forte. Somos capazes em amor do Pai, de dar a vida por um amigo. Deus não erra nos propósitos dEle, Deus não erra nos seus planos, até porque os planos dEle são melhores que os nossos. Preserve uma amizade que veio do coração de Deus, preserve os anjos que Deus colocou em sua vida, lute por uma amizade se ela estiver indo por água a baixo, não desista só porque uma tentativa deu errado e não leve isso apenas pro lado da amizade, leve pra tudo em sua vida. Imagina só se na primeira tentativa, Deus tivesse desistido de nós? Não desista no primeiro obstáculo e se tiver difícil, peça pra Deus ficar ao teu lado, Ele é seu melhor amigo. Deus lhe manda anjos em sua vida pra te ajudar, porque em nada possamos sozinhos. Então, não perca um amigo por uma besteira, perdoe-o, lute, mas não desista de um plano de Deus. Afinal: ”O amor une perfeitamente todas as coisas” Colossenses 3:14!
  • Satanás: Tá vendo aí, Jesus?! De que adiantou tu vir ao inferno se o teu queridinho tá pecando de novo?
  • Jesus: Foi exatamente pelos pecados dele que eu desci do meu trono, para que ele tivesse diante do pai um justificador, para lavá-lo das suas iniquidades. Só porque o meu filho pecou tu acha que me venceu? Apenas, observe!
  • Espírito Santo: Filho, sabe aquilo que você fez ontem? (...)
  • Filho: Ôh, meu amigo, eu sei sim! Sei e reconheço que fui fraco. Perdão, pai. Não fique aborrecido comigo, por favor!
  • Espírito Santo: Eu já te perdoei, querido... eu só ia te lembrar que apesar daquilo tudo eu ainda te amava e amo e sempre vou amar.
  • Jesus: Então, satanás, dá pra entender que o meu amor encobre todas transgressões, que eu sempre estou disposto a perdoá-los e que jamais me arrependerei por ter carregado aquela cruz? Some daqui e deixes meus servos em paz!
  • Satanás: silêncio eterno.